p. 09

1 comentário:

Luís Botelho Ribeiro disse...

Penso logo, agora NÃO!
LIVRO DE PENSAMENTOS DE
GRANDESSÍSSEMES ASNÁGORAS
Caloiros, escutai as minhas palavras, absorvei a minha sabedoria e orientai por elas toda a vossa vida, pois assim alcançareis a felicidade total – a felicidade dos ignorantes!
Tudo começa pelo princípio e no fim deve terminar pois são muitas as gotas de chuva que caem do mar, onde é escassa a sua utilidade. Sabei que a asneira é o estádio mais sublime da filosofia e são muitos os que a almejam mas pouquíssimos os que logram alcançá-la.
Meditai nas minhas palavras de manhã pois a essa hora os olhos abrem-se à luz, os ouvidos ao bulício das cidades, mas o espírito, esse abre-se às ideias e à sabedoria. Ao adormecer recordai a vossa meditação da manhã para que durante a noite os nossos espíritos comuniquem e eu reencarne em vós, caloiros.
“Vi, ouvi e não compreendi!” - muitas vezes isto aconteceu na minha vida como também na tua isso irá acontecer por vezes. A solução para o problema reside em, ao chegar à cama, pendurar os livros na parede à altura da cabeça e em sucessivas arremetidas contra os ditos, assimilar a informação neles contida. Podeis crer que é eficaz.
Nunca me considerei inteligente, muto embora o seja. Os outros é não me compreendem. Acho-me muito humilde e simples, consequentemente muitíssimo superior aos meus contemporâneos que vivem na ignorância dos meus ensinamentos e no desrespeito pelas minhas determinações.
O mundo é uma cavalariça ode há burros e cavalos. Nós, caloiros, somos a espécie superior e mais perfeita – somos os burros! A revolução aproxima-se e os caloiros tomarão conta do mundo que de direito lhes pertence.